WebP é um formato de imagem desenvolvida pelo Google, com o objetivo de diminuir o tamanho dos arquivos e garantir uma transferência mais rápida para quem possui uma internet lenta. Portanto, esse formato oferece imagens de alta qualidade, mas com um tamanho menor do que PNG ou JPEG.
O Google está sempre buscando atualizações e métricas para ampliar e estruturar as informações mais precisas no mundo atual, então faz todo sentido que isso faça parte da sua estratégia de SEO, não é mesmo?
Um dos fatores que podem afetar a performance do seu site são as imagens dos seus produtos ou serviços. Se elas não estiverem otimizadas, elas podem afetar o carregamento da sua página. Consequentemente, tornando o site lento e perdendo conversões.
Ter um site rápido talvez seja o maior sonho de todo programador, embora os requisitos de Otimização SEO seja bem mais ampla. Bem, neste caso, o Google já lançou atualizações para estimular os sites a melhorarem sua performance com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência para seus usuários, especialmente aqueles que utilizam dados móveis para navegar pela internet.
Assim, podemos definir que tornar o seu site rápido, bem estruturado e responsivo para celulares, você vai ter mais visibilidade nos buscadores e com isso, mais conversões. Uma das formas de deixar o formato das suas imagens mais leve é usar o formato de imagem WebP.
Atualmente, o formato WebP é compatível com o Google Chrome, Firefox e Opera – já suportam o formato WebP. Contudo, o Safari e o Internet Explorer ainda não trazem suporte
Além disso, certifique-se de personalizar o nome da imagem de acordo com o produto ou serviço. Use alt tags, que os rastreadores usam para classificar imagens.
Como Otimizar as imagens? Use o plugin WebP Express!
O plugin WebP Express usa a WebP Convert Library para modificar as imagens. Esse plugin serve como um conversor que gear WebP para navegadores que suportam esse formato, mas exibe JPG ou PNG para navegadores que são suportam. O WordPress atualmente não suporta imagens WebP, você só precisa da ajuda de um plugin para fazer isso.
O Google usa o caminho do URL e o nome do arquivo para entender imagens. Organize o conteúdo de imagem de modo que os URLs sejam criados de maneira lógica.
Comece agora mesmo a otimizar as imagens do seu site. Consultoria Gratuita!